domingo, 15 de maio de 2011

ªºª Top 5 pro Inverno (e pra depois) ªºª


Depois do post sobre as tendências pro inverno 2011, recebi um e-mail de uma leitora pedindo um top 5 com peças bacanas pra comprar e ficar bem no frio. A Carol, leitora aqui do F4F, trabalha num ambiente mais formal, onde nem toda loucura fashion pode ser usada e, por isso, tem um guarda-roupa mais básico – segundo ela cheio de calças pretas de alfaiataria e camisas brancas. De toda forma, ela gosta de se vestir bem e procura ter “uma peça ou outra” mais ousada e atual, para dar graça ao guarda-roupa de todo dia. A dúvida cruel dela depois de ler o post é: qual peça escolher para comprar?
Bom gente, o mais importante é saber que a moda taí pra ajudar e não pra nos escravizar. Se tem coisa que não combina com você, que não cabe no seu bolso e que não se encaixa no seu ambiente de trabalho, é simples: não compre e não use! O legal é ter consciência do que se veste, do que aquele look “representa”, identificar tendências que podem nos favorecer e ir em busca de peças que tragam informação de moda e incrementem o guarda-roupa que você já possui.
As tais tendências que vimos nos desfiles servem como um norte, um rumo que você pode seguir. Nada ali é obrigatório e indispensável para se vestir bem. Fora isso, é sempre bom lembrar que muita coisa que a gente definiu como tendência não são exatamente grandes novidades, portanto é bem provável que se você tirar um dia para visitar seu guarda-roupa encontre muita coisa legal por lá.
Em todo caso, mesmo que a gente não precise, é sempre gostoso fazer umas comprinhas e trazer umas peças bem atuais pra morar em casa, né? Mas como a Carol frisou, nem tudo que a gente fica com vontade de comprar tem um “vida útil” duradoura e um bom “custo benefício”, portanto… pra quem não quer sair fazendo a louca do cartão de crédito, aqui vão algumas dicas daquilo que eu acho que é legal ter no armário para usar no inverno – e depois dele também.

Regata ou “camiseta” de paetê




Pra quem quer apostar em uma peça com brilho – que sempre ajuda a iluminar um rosto abatido e é excelente para ocasiões de emergência, como eventos que surgem de última hora -, aconselho a regata ou a “camiseta” (o modelo vai depender do estado do seu braço ao dar um tchauzinho) de paêtes por se tratar de uma peça despojada, porém com “gramú”. E não precisa ficar com medo achando que só vai usar a dita uma ou duas vezes na vida, pois com essa peça dá pra produzir vários looks diferentes, para as mais diversas ocasiões e em todas as estações. É só saber combinar com os itens certos! Dá pra ir trabalhar, jantar com os amigos, almoçar no fim de semana e ir pra balada.




Se você ainda tem medo de sair brilhando muito por aí e prefere peças que tenham apenas detalhes bordados, indico a compra de um blazer que tenha a lapela bordada. O blazer é uma peça mega democrática e pode ser usada em quase todas as ocasiões – basta, mais uma vez, saber combinar. Se você já tem as duas peças guardadinhas, pode apostar num vestido de manga longa ou numa saia bordada com paetês.

Lenço de oncinha



Tá pra nascer item mais “animador de look” do que um lenço com estampa de onça. Serve pra esquentar o pescoço nos dias frios, para trazer informação a um look monocromático, pra compor look moderno, etc. e etc.



Dentre aquilo que pode ser comprado seguindo a tendência animal print o lenço é um dos mais fáceis de usar e combinar. No calor, vale amarrar na bolsa só pra dar um charme e até usá-lo como cinto. Se o lenço você já tem, procure por sapatilhas, cintos ou bolsas.

Shorts ou bermuda de couro



Muita gente diria que ideal é investir em uma jaqueta de couro preta, mas eu não concordo. Lógico que jaqueta de couro é super legal, item eterno, e meio-que-vai-com-tudo, mas tem gente que não combina e não curte o ar rocker da peça – que, vale lembrar, é um item impossível de ser usado no calor. Portanto, como item essencial da “lista couro”, eu indico um short – cada vez mais comprido de acordo com sua idade -, que no inverno vai bem como blusa de manga comprida, meia calça e unkle boots e no verão pode ser usado com blusa levinha e rasteiras.



Se tiver sobrando e gostar do estilo, aí sim, indicaria a compra da jaqueta. Lembrando que couro (mesmo o sintético) é sempre caro, não tem jeito. Se o din-din tá curto, pode correr atrás de alguma peça que você curta muito (o que garante que você vai querer usá-la várias vezes), mas que tenha detalhes em couro – penduricalhos no zíper, aplicações, bolsos.

Vestido de renda



Dê preferência para os clarinhos, afinal é bem mais fácil deixar um vestido branco com cara de inverno, do que um vestido preto com ar fresh pro verão. Os vestidinhos de renda são um charme total, ideal para aqueles dias que queremos estar com ar de mocinha comportada. No inverno pode usar com meia bem grossa, sapato fechado e casacão e no verão com sandália de tiras finas e pernocas de fora.



Não tenha medo de misturar a renda com peças pesadas. Fica super bonito! Aposte também em sobreposições que deixam o vestido com cara de saia – tipo, vestido usado com uma blusa por cima e cintinho fino para arrematar -, assim, você “ganha” uma outra peça.

Bolsa Camelo



Essa escolha é difícil, hein? Eu acho que tudo que é camelo bonito. A cor é bem sóbria, neutra e elegante, portanto, fica bem com tudo. Se você já tiver peças em tons semelhantes no armário, dá pra montar um look “monocromático” bem elegante, senão pode usar a bolsa com qualquer outro look – inclusive fica lindo com o “uniforme” calça preta+camisa braca.



Neste caso, estou me esforçando para ser parcial e escolhi a bolsa como o item “necessário”, porque é coisa pra ter e usar a vida toda, mas você pode escolher short, saia, camisa, calça, sapato, cinto… Impossível errar.
Então é isso. Acho que essas 5 peças fazem muita diferença na hora de se vestir. No mais, é brincar com o que já se tem, sobrepor, inventar e misturar.

Um comentário: